Projeto Quadro Branco – Marina Guedes / Studioclio

Projeto Quadro branco – Marina Guedes

O Projeto Quadro Branco apresenta o trabalho da artista plástica Marina Guedes, que estabelece relações entre desenho, fotografia e pintura.

Sua obra sugere questões referentes ao esquecimento, ao apagamento e aos caminhos narrativos da memória. A fotografia é o elemento catalisador do processo artístico. Com ela, não existem hiatos. Contudo, durante o processo de escolha das imagens, cada uma acaba apresentando uma necessidade diferente. Em uma negociação entre quem faz e o que é feito, a responsabilidade de quem faz é a de compreender a direção dos movimentos envolvidos no processo. Quando pronto, o trabalho evoca uma espécie de ficção, que se estabelece por uma relação entre personagens retratados, e é projetada no imaginário de quem vê.

“Vendo a Cratera em Nossa Lua de Mel”, é um trabalho que dá continuidade à série produzida durante o mestrado em poéticas visuais. Ele nos mostra oscilações entre “velar”/“somar” (próprios da pintura), “traçar”/“preencher” (próprios do desenho) e “apreender”/“registrar” (próprios da fotografia)” – Marina Guedes.

Marina Guedes é bacharel em Artes Visuais pela UFPel e, atualmente, é mestranda em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS. Participa das exposições “Arte Sul Contemporânea” na galeria Xico Stockinger, e “Lapsos” na Associação Riograndense da Artes Plásticas Francisco Lisboa. Neste ano, participou da exposição “Pintura e Desenho – A Novíssima Geração” no museu do trabalho em Porto Alegre.

Parceria do StudioClio com o Museu do Trabalho e a Cerveja Coruja, o Quadro Branco convida a cada dois meses um artista do cenário cultural da capital gaúcha para expor no Café do Studio. A vernissagem acontece no dia 23 de julho, segunda-feira, a partir das 19h, com entrada franca. A visitação pode ser feita a partir do dia 24, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Mais informações pela página www.studioclio.com.br ou pelo telefone (51) 32547200.

Marina Guedes

Bacharel em Artes Visuais pela UFPel, possui especialização em Poéticas Visuais pela FEEVALE. Atualmente é mestranda em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS. Participa atualmente da exposição “Arte Sul Contemporânea” na galeria Xico Stockinger, e da exposição “Lapsos” na Associação Riograndense da Artes Plásticas Francisco Lisboa, ambas em Porto Alegre/RS. Em 2012 participou da exposição “Pintura e Desenho – A Novíssima Geração” no museu do trabalho em Porto Alegre/RS. Em 2011 participou da última edição da série de exposições Arte no Porto (quinta edição), realizada no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo em Pelotas, assim como da terceira (em 2009) e segunda (em 2007) edições da mesma. Em 2010 participou de exposição coletiva do projeto Portas Abertas, na galeria A Sala do Centro de Artes da UFPel.

Quadro Branco

Com Marina Guedes

Dia 23 de julho, segunda-feira, às 19h – Entrada franca –

visitação a partir de 24 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo  – José do Patrocínio 698, Cidade Baixa –

Fone (51) 3254 7200

www.studioclio.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: