Quase Paisagem, Micro Paisagem / Galeria Lunara – Usina do Gasômetro

quase micro foto 2 baixa - Cristiano Sant'Anna

Os fotógrafos Cristiano Sant’Anna e Flávia de Quadros apresentam, de 21 de fevereiro a 24 de março, a exposição Quase Paisagem, Micro Paisagem na Galeria Lunara da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. O coquetel de abertura acontece no dia 21 de fevereiro às 19 horas.

Quase Paisagem, Micro Paisagem é um trabalho autoral dos dois repórteres fotográficos gaúchos que, em 2012, percorreram os municípios de São José dos Ausentes, Cambará do Sul e Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, buscando novas possibilidades de percepção daquela região, conhecida por seus cânions e sua vegetação exuberante. O resultado das expedições mostra dois olhares distintos sobre um mesmo cenário: Cristiano clicou “quase paisagens” que marcam e registram a passagem do tempo, enquanto que Flávia apontou sua câmera para o que não pode ser percebido à primeira vista.

Das 13 fotografias apresentadas na exposição, quatro são “quase paisagens” em grande formato e foram tomadas com baixa velocidade de obtenção, transformando a imagem em um registro intuitivo que condensa tons de verde, azul e marrom, essência dos recortes de céu, vegetação e solo característicos do lugar. Nas outras nove fotografias o que se vê são “micro paisagens” em pequeníssimas composições efêmeras. Há nessas imagens uma predominância sutil da água, paisagem quase invisível formada pela neblina, pela “viração” constante ou cristalizada pela passagem gélida do vento minuano sobre as pedras úmidas.

A exposição foi selecionada no Edital para Ocupação da Galeria dos Arcos e da Galeria Lunara de 2013. A realização é da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre da agência fotográfica Índicefoto.

Exposição fotográfica Quase Paisagem, Micro Paisagem, de Cristiano Sant’Anna e Flávia de Quadros
De 21 de fevereiro a 24 de março de 2013
Abertura: dia 21 de fevereiro, quinta-feira, às 19h
Galeria Lunara – Usina do Gasômetro (Av. Presidente João Goulart, 551 – Centro – Porto Alegre, RS)
Visitação: terça a sexta das 9h às 21h, sábado e domingo das 10h às 21h
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: