Zona de Instabilidade / Caixa Cultural São Paulo

Podio-Geral

A Caixa Cultural São Paulo apresenta entre 06 de julho, às 11h, e 25 de agosto de 2013, a exposição Zona de Instabilidade, que exibe um recorte sobre 6 anos de produção da artista mineira radicada em São Paulo Lais Myrrha. Com curadoria de Júlia Rebouças, a mostra reúne uma série de onze trabalhos, entre desenhos, vídeo, objeto, fotografias e instalação que colocam em questão parâmetros e convenções estabelecidos por disciplinas como a história e a geopolítica.

Composta por um recorte inédito de trabalhos sobre uma consistente pesquisa na qual Lais Myrrha vem experimentando diversas possibilidades sobre a impermanência, a incerteza e a transformação, Zona de Instabilidade atua como uma espécie de comentário poético sobre os signos do poder e do saber na contemporaneidade.

Por meio de suportes e mídias diversos, as obras de Lais Myrrha percorrem um arco que permite entrever um caminho entre a ruína, o esquecimento e o efêmero. “Pódio para Ninguém” (2010), “Tábula Rasa” (2011) e “Coluna Infinita” (2011) têm em comum, entre outras coisas, a matéria-prima utilizada, o pó de cimento. “Nas obras, concretude e solidez são apenas promessas desse material que define e representa parte do léxico associado à modernidade”, ressalta a curadora.

A série fotográfica “Uma biblioteca para Dibutade I, II e III” aborda a construção e permanência de um dos lugares destinados à preservação e o conhecimento, a biblioteca,  que nesta obra aparece como um agente duplo ligado, simultaneamente, à memória e ao esquecimento. Já em “Moderno Atlas Geográfico” (2009) a artista apaga cartografias, mares e terra, colocando em xeque representações e fronteiras.

Integram a programação da exposição uma leitura de portfólios, a ser realizada pela artista, um encontro entre Lais e o artista e pesquisador Jorge Menna Barreto, sob mediação de Fábio Tremonte e o lançamento do catálogo, que traz textos de Júlia Rebouças e Jorge Menna Barreto.

Lais Myrrha Zona de Instabilidade

Abertura: 06 de julho de 2013, às 11h

Período expositivo: 06 de julho a 25 de agosto de 2013

Encontro:  10 de julho de 2013, das 17h às 19h30

Participantes: Lais Myrrha e Jorge Menna Barreto. Mediaçao de Fábio Tremonte

Aberto ao público (ordem de chegada).

Leitura de portfólios: 25 de julho das 14 às 18 hs;

Com Lais Myrrha e Jorge Menna Barreto

Inscrições: lais@laismyrrha.com.br (até 15 participantes)

Caixa Cultural – São Paulo

Centro: praça da Sé, 111, tel. (11) 3321-4400. Ter. a dom., 09h/20h. www.caixacultural.com.br

Entrada franca

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: