Espelhos Urbanos: Outra maneira de olhar para Buenos Aires / Consulado Geral da República Argentina RJ

Comuna 02 Iglesia del Pilar Big

Iglesia del Pilar

O arquiteto e fotógrafo argentino, Sergio Castiglione, apresenta de 14 de agosto a 14 de setembro, no Consulado Geral da República Argentina no Rio de Janeiro, Praia de Botafogo 228, Sobreloja sala Antonio Berni, a exposição Espelhos Urbanos: Outra maneira de olhar para Buenos Aires.

A mostra fotográfica consiste na captura de ícones de cada uma das quinze comunas (regiões que englobam diversos bairros) de Buenos Aires através de seu reflexo na água. Montada como uma instalação interativa, a ideia é que, com um simples exercício de observação “desde baixo” – o ponto de vista mais comum – possamos ver o que está acima de nós.

O cerne da exposição não é apenas a apresentação de fotos: “Espelhos Urbanos mais que uma exposição de fotografias é uma instalação pensada para que o público possa interagir com ela. A montagem – com direção de arte de Eduardo Mercuri -, prevê a colocação de espelhos trapezoidais no piso e na frente de cada obra, que refletem a imagem urbana que vemos na tela e que nos remete a imagem da superfície da água aonde se captou a foto. Este ir e vir constante entre obra/reflexo e espelho/poça agregam um dinamismo incomum à instalação” explica o autor.

São 15 imagens de onde se pode apreciar alguns dos principais edifícios históricos da cidade, como a Igreja del Pilar em Recoleta, o Planetário em Palermo, a Ponte de La Boca, o Abasto ou a glorieta em Barrancas de Belgrano, etc. Adicionalmente haverá uma fotografia feita especialmente no Rio, no MAM (Museu de Arte Moderno) em Flamengo, sempre refletidos em uma poça. O que esse objeto faz é “inverter a imagem para que se possa vê-la “direito”, gerando uma confusão porque não se sabe onde ela começa e termina. Assim, o que se vê no reflexo é a água que o artista viu quando fez a foto: “a poça acaba ficando em uma realidade e a realidade na poça, este é o efeito que é produzido”, conclui o artista.

A Espelhos Urbanos começou sua turnê pelo Brasil no Museu de Imagem e Som de Florianópolis, em Santa Catarina, em abril passado e seguiu até a cidade de Porto Alegre durante o mês de junho e julho, onde foi exibida no Museu da Comunicação Hipolito José da Costa. Após uma escala no Rio de Janeiro, a mostra seguirá para a cidade do Recife, Pernambuco em outubro.

Espelhos Urbanos: Outra maneira de olhar para Buenos Aires

Inauguração: Quinta-feira 14 de Agosto, 19 h.

Data: De 15 de agosto a 14 de setembro de 2014

Horários: De segunda a sexta de 14 h. a 20 h.

Lugar: Consulado Geral da República Argentina no Rio de Janeiro – Praia de Botafogo 228, Sobreloja Sala Antonio Berni

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: