Seminário

Videos:

1º DIA: 17/11/2010 – 18h30min as 21h – Newton Goto e Claudia Paim

2º DIA: 17811/2010 – 18h30min as 21h – Rubens Mano e Ricardo Mello/Coletivo CDM

Programação:

1º DIA:

17/11/2010 – 18h30min as 21h

Mesa: Políticas de artista – outros gestos e formas de compartilhamento

Mediadora/Articuladora: Maria Ivone dos Santos (UFRGS)

Resumo: A atitude política seria intrínseca a toda e qualquer atividade do artista? Política de que? Poder-se-ia acreditar que há neutralidade no ato enunciativo e nas práticas artísticas, sejam elas pinturas ou ações urbanas? Veremos o caso de artistas que desenvolvem uma atividade artística atuando como organizadores, curadores e produtores, (ou em inter-relação com outras áreas e grupos sociais) influindo desta forma na concepção e na visibilidade da arte. De que forma estas posições ampliam o campo de atuação do artista? Observando produções muitas vezes não suficientemente cobertas pelo mapeamento da crítica formal veremos que estas atitudes de levantamento e agenciamento, tencionam o contexto crítico e produzem um extra-campo para a arte. Que conseqüências estas posições provocam ao redimensionar os âmbitos de atuação do artista?

Convidados:

Newton Goto (PR)

Título: Circuitos Compartilhados

Resumo: Proposta de compartilhamento de um acervo com 225 títulos em filme e vídeo associado a práticas dos coletivos de artistas, de circuitos autodependentes, arte de ativismo cultural, ações colaboracionistas em arte, espaços alternativos, intervenções urbanas, performances, etc., ou seja, diversos tipos de iniciativa onde o artista, além de ser o propositor da obra, é também o mediador do diálogo dela com o público, e ainda, o ativador de novas concepções de circuito artístico. A heterogeneidade existencial de cada circuito e suas autonomias de gestão fundamentam o ideário do projeto, cuja exibição pública iniciou em 2005, em Curitiba. A constituição de uma rede de conteúdos vinculada a 87 participantes forma o núcleo da iniciativa, desdobrando-se em novas circulações a partir da articulação de parceiros e de apoiadores institucionais. (http://circuitoscompartilhados.org/wp)

Cláudia Paim (RS)

Título: Práticas de espaços e outras táticas de artistas na América Latina Contemporânea.

Resumo: Lançar um olhar sobre algumas maneiras de fazer que coletivos de artistas e multidisciplinares colocam em ação nos espaços das cidades latino-americanas. Os espaços preferenciais de nossa observação não são os lugares tradicionais de difusão da arte. Com marcado interesse político, as iniciativas conjuntas criam e ativam outros espaços transformando-os em abrigos para práticas experimentais, criativas e compartilhadas.


2º DIA:

18/11/2010 – 18h30min as 21h

Mesa: A cidade como lugar da arte

Mediadora/Articuladora: Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel)

Resumo: A cidade como lugar da arte. A arte fora das instituições da arte. A visibilidade e a invisibilidade das ações artísticas no espaço urbano. A anti-publicidade e as imagens difíceis. As palavras que se movem com as coisas. As desinstalações. As ironias auto-reveladoras. A irreversibilidade da opção pela arte. As ações da madrugada. O entardecer do artista.

Convidados:

Rubens Mano (SP)

Resumo: O processo como lugar da ação – com a intenção de trazer à superfície demais camadas constitutivas de seu projeto, o artista fará a apresentação de alguns trabalhos realizados no espaço aberto das cidades. ao invés de uma simples leitura de resultados, a proposta será refletir sobre a importância de etapas geralmente não tão visíveis, e discutir o processo do trabalho como o lugar da ação.

Coletivo CDM – Ricardo Mello, Leonardo Furtado e Eduardo Montagna (RS)

Resumo: Serão apresentados (visual e textualmente) os primeiros anos de trabalho, estratégias e modos de colocar-se no mundo do Coletivo C.D.M., o Centro de Desintoxicação Midiática, sediado na cidade de Pelotas.A criação do grupo se deu em meio a um então efervescente cenário nacional de agrupamentos de artistas, num momento de procura dos seus integrantes por estratégias possíveis de atuações nas margens e bordas daquilo que é passível de ser identificado como arte contemporânea. E – no caso específico do C.D.M. – torna-se notório que tais periferias são também enfatizadas no sentido reverso, uma vez que o grupo percebe a (e se percebe como sendo constituindo pela) figura do “pseudo-artista”, um verdadeiro marginal em relação ao que se poderia chamar de circuito ‘oficial’ das artes visuais.

Inscrição:

INSCRIÇÕES GRATUITAS*

Centro Cultural CEEE Érico Verísssimo.
Rua dos Andradas, 1223. Porto Alegre/RS

Telefones: 3226.9710 ou 3226.6872
cultural@cccev.com.br

*para a inscrição, poderá ser doado um livro para a biblioteca do Centro Cultural CEEE- Érico Veríssimo


Participantes/Palestrantes:

Palestrantes:

Newton Goto (PR) – Artista, pesquisador, ativista cultural, curador e produtor. É mestre em Linguagens Visuais pela UFRJ, e especialista em História da Arte no Século XX pela EMBAP. Propõe e participa de ações e exposições artísticas, individuais e coletivas, desde 1992, e é co-fundador e membro do coletivo de artistas e-ou desde 2005. Tem textos publicados em livros, jornais, revistas e sites de arte, no Brasil, EUA e Espanha. Tem textos publicados em livros, jornais, revistas e sites de arte, no Brasil, EUA e Espanha. Web sites: http://newtongoto.wordpress.com , http://e-ou.org , e http://www.circuitoscompartilhados.org/wp

Rubens Mano (SP) – Artista. Formado em Arquitetura e Urbanismo na FAU/Santos. Mestre em Poéticas Visuais na ECA/USP. Realizou, entre outros, os projetos no Museu Nacional/Brasília; na Pinacoteca do Estado/São Paulo; e na Galeria Casa Triângulo/São Paulo. Destacam-se também a participação na Bienal de São Paulo, em 2002 e 2008, o inSite/Tijuana/San Diego, em 2005, e a Bienal de Sydney, em 2004.

Claudia Paim (RS) – Artista plástica, graduada em História e doutora em Artes Visuais pela UFRGS, atualmente é profª de Poéticas Visuais da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pesquisa as formas de ação de coletivos de artistas em espaços não tradicionais de circulação da arte e tem textos publicados no Brasil e exterior. Como artista tem realizado performances, instalações, vídeos, fotografia, ações e intervenções urbanas, geralmente de forma coletiva.

Ricardo Mello (Coletivo C.D.M.) – É um grupo de pseudo-artistas que desenvolvem um trabalho de caráter experimental, não aceitando o senso comum e as imposições mercadológicas. Propõe e realiza Re-ações Públicas sistemáticas, que constituem-se de colagens e interferências urbanas gráficas, sonoras e eletrônicas. São trabalhos que se inserem diretamente no tecido urbano, rompendo assim conseqüentemente quaisquer relações com o espaço sacralizado de exposição de arte.

Articuladores das mesas:

Maria Ivone dos Santos – Artista, Doutora em Artes Plásticas na Universidade de Paris I, Panthéon Sorbonne em 2003. É professora da área de escultura do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Coordena com Helio Fervenza o Grupo de Pesquisa: Veículos da Arte (CNPq) e o Programa Formas de Pensar a escultura – Perdidos no espaço (www.ufrgs.br/artes/escultura/).

Neiva Maria Fonseca Bohns – Professora adjunta do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Mestre e Doutora em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica de arte pela UFRGS. Professora de Arte Contemporânea, História da Arte no Brasil, História da Arte no Rio Grande do Sul e Metodologia da Pesquisa em Artes Visuais. Desenvolve pesquisa sobre arte contemporânea no Brasil e arte no Rio Grande do Sul. Atua como crítica de arte e curadora de exposições de arte contemporânea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: