Casa M – Programação de 08 a 13 de agosto

Na semana de 08 a 13 de agosto, a Casa M vai oferecer ao público diversas atividades gratuitas como oficinas, cursos para professores, debates e palestras. Destaque para as conversas com artistas da 8ª Bienal do Mercosul – que começam a chegar na Capital para a montagem de suas obras, a oficina da bailarina Tatiana da Rosa sobre práticas corporais e performance e a edição do projeto Combos sobre a cidade e o urbano.

Na segunda-feira, 08 de agosto, às 19h, a Casa M recebe o público para um bate-papo com artistas em montagem. Serão três encontros durante o mês. A cada encontro, três artistas que participam da 8ª Bienal do Mercosul que estejam na cidade montando as suas obras, falam sobre suas obras para a mostra e seus projetos e métodos de trabalho. Nesta semana, Elida Tessler e Rommulo Conceição participam do evento.

Elida Tessler é artista da mostra Cidade Não Vista, em que nove artistas foram convidados para realizar obras especiais para nove locais do centro de Porto Alegre. Elida fará uma intervenção na Garagem dos Livros, um espaço literário e sebo, localizado próxima à Usina do Gasômetro. Em sua obra ‘Ist Orbita’, Elida aborda o trânsito dos livros e as curiosas hierarquias de catalogação do acervo do local, além de promover um entrecruzamento entre o acervo da Garagem dos Livros e um texto inédito do escritor Donaldo Schüller, intitulado IST ORBITA. Para tanto, a artista criou uma enciclopédia de 138 volumes para a obra do escritor, além de placas de identificação para as estantes de livros e uma intervenção sonora. A temporalidade e a palavra estão no interior da prática da porto-alegrense Elida Tessler. Na última década, deu ênfase ao uso da palavra e suas relações com seus diversos sentidos. A artista participou da 2ª Bienal do Mercosul, no vetor Instalação. http://elidatessler.com/

O artista baiano Rommulo Conceição vai participar da Bienal realizando um projeto especial para a Vitrine da Casa M, no final de setembro. Desde suas primeiras experiências, Rommulo vem trabalhando a configuração de espaços através da arquitetura. Com suas intervenções, o artista coloca em xeque ideias e percepções sobre espaços cotidianos que, à primeira vista, seriam inquestionáveis. Cria ambientes deformados, lugares desconcertantes, ainda que impecavelmente bem acabados e muitas vezes funcionais. http://rommulo.com/

De segunda a quinta-feira, das 14h30 às 17h30, a bailarina, coreógrafa e professora de dança Tatiana da Rosa ministra a oficina Um pensamento de dança na gênese da performance, que abordará práticas corporais e aspectos históricos da chamada dança pós-moderna norte-americana, procurando elucidar como essa tradição de dança informa uma noção corrente de performance. São 20 vagas disponíveis e não é necessário experiência em dança. Os participantes devem usar roupas quentes e confortáveis e levar tapetes ou cobertas individuais para o chão. As inscrições devem ser feitas através do email oficinascasam@bienalmercosul.art.br.

Na quarta-feira, dia 10, às 19h, ocorre mais uma edição do projeto Combos, onde três convidados de diferentes áreas compartilham com o público projetos em desenvolvimento e trocam ideias sobre suas práticas. O tema desta semana é o urbano. O jornalista, curador e galerista Lucas Ribeiro “Pexão”, o mestre em planejamento urbano e regional pelo PROPUR e arquiteto da Equipe do Projeto Monumenta Luiz Merino F. Xavier e o professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS Antônio Tarcísio da Luz Reis, conversam sobre a cidade e suas características.

Além dessas atividades, o ciclo de cursos de formação de professores da 8ª Bienal do Mercosul segue acontecendo na Casa M. Os cursos são destinados a professores de qualquer área, interessados e participantes do curso de mediadores da 8ª Bienal. O objetivo é abordar conceitos e temáticas da 8ª Bienal e proporcionar a discussão de temas como interdisciplinaridade guiada pela arte, arte como possibilidade pedagógica, imagens do cotidiano, performance como manifestação política, museu e produção de identidades, e literatura e artes visuais no contexto contemporâneo, entre outros. São 25 vagas em cada turma e as inscrições são gratuitas, através do email professor@bienalmercosul.art.br e também pelos telefones (51) 3254 7517 e 3254 7519. A programação completa dos cursos e suas ementas podem ser encontradas no site http://www.bienalmercosul.art.br/casam. Os cursos são ministrados pelos educadores André Rocha, Diana Kolker, Estêvão Fontoura e Jorge Bucksdricker.

Entre as atrações permanentes que podem ser visitadas na Casa M, está a Vitrine, um espaço experimental que abriga, a cada mês, uma pequena exposição de um jovem artista gaúcho, com uma obra criada especialmente para o contexto da casa. A artista do mês de agosto é Viviane Pasqual. Viviane expõe suas placas multicoloridas e bem-humoradas: frango, barbearia, bar de sinuca e PHD em aracnídeos são alguns dos produtos e serviços anunciados nas placas. A exposição vai até o dia 20 de agosto.

A Mostra de Vídeos traz uma seleção de filmes independentes de cineastas de Porto Alegre, sob curadoria de Eduardo Wannmacher, mestre em Comunicação Social e professor de cinema da PUCRS. Wannmacher realiza conteúdos para cinema e televisão desde os anos 1990. Em 2010 inaugurou um coletivo de cinema entre empresas audiovisuais de Porto Alegre que gerou o lançamento de quatro curtas-metragens independentes em junho de 2011. A seleção do cineasta surgiu de obras produzidas a partir de 2006, quando a realização independente em Porto Alegre passou a ocorrer de maneira mais profissional e sistemática. A unidade da mostra está na liberdade estética e temática das produções, criadas por parceiros, amigos, produtoras e estudantes de cinema da cidade. A seleção de Wannmacher segue até 26 de agosto.

Também vale a pena conferir as três obras especiais que estão permanentemente em exposição: na Sala de Leitura encontra-se uma peça de mobiliário multiuso criada por Daniel Acosta, uma instalação de Fernando Limberger está exposta no pátio e a campainha da porta de entrada é obra de Vitor Cesar.

Programação da semana  de 08 a 13 de agosto
Vitrine – Viviane Pasqual – até o dia 20 de agosto
Instalações permanentes – obras de Daniel Acosta, Fernando Limberger e Vítor César

08 de agosto – segunda
14h30 às 17h30 – Oficina – Um pensamento de dança na gênese da performance | Tatiana da Rosa
18h30 às 20h – Mostra de vídeos – Filmes independentes – Seleção de Eduardo Wannmacher
19h – Conversa – Artistas em Montagem, com Elida Tessler e Rommulo Conceição

09 de agosto – terça
09h às 12h – Formação de Professores – A palavra pensada: literatura e artes visuais no contexto contemporâneo | Jorge Bucksdricker
12h30 às 14h – Mostra de vídeos – Filmes independentes – Seleção de Eduardo Wannmacher
14h30 às 17h30 – Oficina – Um pensamento de dança na gênese da performance | Tatiana da Rosa

10 de agosto – quarta
14h30 às 17h30 – Oficina – Um pensamento de dança na gênese da performance | Tatiana da Rosa
18h30 às 20h – Mostra de vídeos – Filmes independentes – Seleção de Eduardo Wannmacher
19h – Combos – Urbano | Lucas Ribeiro ‘Pexão’, Luiz Merino F. Xavier e Antônio Tarcísio da Luz Reis

11 de agosto – quinta
09h às 12h – Formação de Professores – Desconstruindo a nação | André Rocha
12h30 às 14h – Mostra de Vídeos – Filmes independentes – Seleção de Eduardo Wannmacher
14h30 às 17h30 – Oficina – Um pensamento de dança na gênese da performance | Tatiana da Rosa

12 de agosto – sexta
14h às 17h – Formação de Professores – Ativando espaços | Diana Kolker e Estêvão Haeser * VAGAS ESGOTADAS
18h30 às 20h – Mostra de Vídeos – Filmes independentes – Seleção de Eduardo Wannmacher

13 de agosto – sábado
09h às 12h – Formação de Professores – Arte e resistência: além da pura visualidade | Diana Kolker
16h às 18h – Mostra de Vídeos – Filmes independentes – Seleção de Eduardo Wannmacher

Casa M
De segunda a sexta-feira, das 12h às 20h | Sábado, das 10h às 18h
Rua Cel. Fernando Machado, 513 – Centro (em frente à escadaria da Rua João Manoel)
CEP 90010-321 – Porto Alegre – RS
Todas as atividades são gratuitas
Para oficinas, inscrições pelo email: oficinascasam@bienalmercosul.art.br
Informações: telefone 51 3519 7109 – casam@bienalmercosul.art.br
Para cursos de formação de professores: telefones (51) 3254 7517 e 3254 7519 – professor@bienalmercosul.art.br
www.bienalmercosul.art.br/casam

Deixe um comentário