Casa M – programação de 10 a 15 de outubro

A programação da semana de 10 a 15 de outubro na Casa M está repleta de atividades culturais e educativas gratuitas, destinadas a diversos públicos. Destaque para a conversa com os integrantes do espaço artístico independente lugar a dudas, de Cali/Colômbia, que participa do projeto Continentes da 8ª Bienal do Mercosul, a série de curtas metragens Ensaios Visuais Fronteiras do Pensamento e a programação especial no Dia das Crianças.
A partir de segunda-feira, 10 de outubro, uma nova mostra de vídeos inicia no porão da Casa M. A série de curtas metragens intitulada Ensaios Visuais Fronteiras do Pensamento, produzida pela V2 Cinema, apresenta algumas das personalidades que passaram pelo palco do Fronteiras do Pensamento 2008, seminário internacional que recebe alguns dos mais representativos intelectuais da cena mundial contemporânea em Porto Alegre. Os cinco curtas dirigidos por Marcio Schoenardie (Dois Andares), Fernando Belens (Teatro de Titãs), Gustavo Spolidoro (De volta ao quarto 666), Camila Gonzatto (What are you looking for?) e Davi Pinheiro (O passageiro obscuro) serão exibidos durante a semana separadamente e, em sua versão integral, aos sábados.
Na terça-feira, das 17h30 às 20h, ocorre mais uma edição da Oficina dos Vizinhos, ministrada pela artista plástica e professora Cláudia Sperb. A cada encontro são discutidas ações e realizações em conjunto, utilizando-se de espaços, conteúdos e materiais da 8ª Bienal do Mercosul.
Às 19h, os integrantes do projeto lugar a dudas, de Cali (Colômbia) participam de uma conversa para falar sobre sua atuação na Colômbia e sua experiência no projeto Continentes, da 8ª Bienal do Mercosul.No início de outubro, integrantes do lugar a dudas realizaram uma série de atividades desenvolvidas em colaboração com o espaço independente NAVI- Núcleo de Artes Visuais, de Caxias do Sul/RS. Continentes da 8ª Bienal do Mercosul tem como objetivo fortalecer a rede de espaços artísticos independentes da América Latina e do Rio Grande do Sul através da troca de experiências relacionadas aos processos de criação curatorial eartística.
O lugar a dudas é também uma das inspirações da Casa M: possui três espaços articulados que se configuram de acordo com a necessidade. Apesar de distintos, cada um inclui uma série de atividades pensadas e dirigidas à pesquisa, ao pensamento crítico e à produção de conteúdosdentro do campo da prática artística contemporânea. O projeto possui espaços de exibição, sala de estar, sala de leitura e pátio onde acontecem ciclos de cinema, mostras, conversas, fóruns e oficinas.
No dia 12 de outubro, das 14h às 18h, a Casa M oferece uma programação especial para o Dia das Crianças.  A partir das 14h, os pequenos podem participam de uma feira de troca de brinquedos, além de mostra de vídeos infantis no porão. Durante a tarde, o elenco da opereta Pé de Pilão estará presente, fazendo apresentações.
No sábado, duas oficinas especiais fazem parte da programação. Das 9h às 12h, Paula Cristina Luersen ministra Apropriação da arte pelo público:processos colaborativos na arte contemporânea. A oficina pretende pensar a experiência do público que assume o papel de participante junto a trabalhos desse caráter. Em seguida, às 14h, a oficina Loucura Permitida, ministrada por Sara Hartmann, pretende discutir e problematizar a produção de idéias cotidianas sobre a loucura, através da experimentação com práticas artísticas. As inscrições são gratuitas e podemser feitas através do email carla@bienalmercosul.org.br ou no dia da oficina.
Ainda no sábado, às 14h, a Casa M abre as portas para ser o ponto de partida de um circuito de espaços independentes de arte no Centro da cidade. O projeto tem como objetivo a ativação e integração dos espaços culturais da vizinhança daCasa M. Participam do circuito os espaços Estudio Hybrido, Jabutipê, Museu do Trabalho, atelier da artista Ana Aita, IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil, Camerata de Música, Alumiar, Arteloja CCMQ e Comunidade Utopia e Luta, que passam a abrir aos sábados, das 14h às 18h. Os circuitos começam sempre pela Casa M, no começo da tarde. Lá, o público encontra todas as informações disponíveis sobre esses locais em ummapa.
Entre as atrações permanentes que podem ser visitadas na Casa M, está a Vitrine, um espaço experimental que abriga, a cada mês, uma pequena exposição de um jovem artista, com uma obra criada especialmente para o contexto da casa. O artista do mês é Rommulo Conceição, que cria ambientesdeformados, lugares desconcertantes, ainda que impecavelmente bem acabados e muitas vezes funcionais. À primeira vista inquestionáveis, nossas ideias e percepções sobre espaços cotidianos são colocadas em xeque pelas criações do artista, sejam elas fotografias, desenhos, objetos ou instalações. Ao aproximar realidades tão distintas quanto uma cozinha e um banheiro ou um cinema e um supermercado, Rommulo embaralha construções identitárias aparentemente fixas. Saiba mais sobre o artista em http://rommulo.com. Para a Vitrine da Casa M, Rommulo criou uma peça – meio objeto, meio lugar – que condensa fragmentos da arquitetura da casa. A próxima artista a ocupar o espaço é Glaucis de Moraes, com aberturaprogramada para o dia 29 de outubro. Além dessas atividades, o ciclo de cursos de formação de professores da 8ª Bienal do Mercosul segue acontecendo na Casa M, destinado a professores de qualquer área, interessados e participantes do curso de mediadores da 8ª Bienal. As inscrições são gratuitas, através do email professor@bienalmercosul.art.br e também pelos telefones (51) 3254 7517 e 3254 7519. A programaçãocompleta dos cursos e suas ementas podem ser encontradas no site http://www.bienalmercosul.art.br/casam. Os cursos são ministrados pelos educadores André Rocha, Diana Kolker, Estêvão Fontoura e Jorge Bucksdricker.Também vale a pena conferir as três obras especiais que estão permanentemente em exposição: na Sala de Leitura encontra-se uma peça de mobiliário multiuso criada por Daniel Acosta, uma instalação de Fernando Limberger está exposta no pátio e a campainha da porta deentrada é obra de Vitor Cesar.

Programação da semana – de 10 a 15 deoutubro
Vitrine – Rommulo Conceição
Instalações permanentes – obras de Daniel Acosta, Fernando Limberger e Vítor César

10 de outubro – segunda
18h30 – Mostra de vídeos – Fronteiras do Pensamento | Dois andares – Marcio Schoenardie

11 de outubro – terça
12h30 – Mostra de vídeos – Fronteiras do Pensamento | Teatro de Titãs – Fernando Belens
17h30 às 20h – Oficina – Oficina dos Vizinhos | Claudia Sperb
19h – Conversa – lugar a dudas | Projeto Continentes

12 de outubro – terça
14h às 18h – Especial – Casa Maluca | Programação do Dia das Crianças

14 de outubro – sexta
14h às 17h – Formação de Professores – Fricções: a arte como território de ficções | André Rocha eEstevão Haeser
18h30 às 20h – Mostra de vídeos – Fronteiras do Pensamento | O passageiro obscuro – Davi Pinheiro

15 de outubro – sábado
09 às 12h – Formação de Professores -Arte e Guerra | André Rocha
09h às 12h – Oficina – Apropriação da arte pelo público: processos colaborativos na arte contemporânea | Paula Cristina Luersen
14h – Especial – Circuito Centro
14h – Oficina – Loucura Permitida | SaraHartmann
16h – Mostra de vídeos – Fronteiras do Pensamento | Ensaios Visuais Fronteiras do Pensamento

Casa M
Horários de funcionamento: Segundas, quartas e sextas, das 12h às 20h | Terças, quintas e sábados, das 09h às 20h | Domingos e feriados, das 14h às 20h
Rua Cel. Fernando Machado, 513 – Centro (em frente à escadaria da Rua João Manoel)  CEP 90010-321 – Porto Alegre – RS
Todas as atividades são gratuitas
Para oficinas, inscrições pelo email: oficinascasam@bienalmercosul.art.br
Informações: telefone 51 3519 7109 – casam@bienalmercosul.art.br
Para cursos de formação de professores: telefones (51) 3254 7517 e 3254 7519 – professor@bienalmercosul.art.br
www.bienalmercosul.art.br/casam

Deixe um comentário